sábado, 5 de novembro de 2011

FOTOS DE MONTAGEM

Olá amigos e amigas, Estou montando vários modelos (foto abaixo) para nova Exposição em 2012.
E vou mostra algumas fotos das novas vitrines e de alguns modelos ricos em detalhes.



 




Este modelo de um JU-88 é fantástico, observe o interior.




Ju-87 STUKA







segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Olá amigos e amigas
Quero convidar a todos para visitar a Exposição Asas da Imaginação ficará de 11 de setembro até 09 de outubrono SHOPPING PÁTIOMIX em Itaguaí.
Agora todos podem ver algumas fotos da Exposição.















sábado, 20 de agosto de 2011

A GUERRA FRIA

Olá pessoal, o contexto de Guerra Fria pode ser muito amplo, se levarmos em conta o significado real destes acontecimentos que empurraram o mundo ao quase "cataclisma" atômico. O Imperialismo das duas novas potências, as decisões arriscadas, os engodos pilíticos, a sociedade em pânico, a mídia, as bombas, e tudo,  quase tudo mesmo estava levando a humanidade a seu final mais drástico e trágico possível. Este era o teatro onde os artista do apocalipse atuaram durante quase 30 anos em uma peça de muito drama, suspense, ação e reação de ambos os lados.
Contudo, devemos crer que o fim da humanidade será de forma lenta e gradativa, e que leve ainda pelos menos uns 1.000.000 de anos para acontecer. Ninguém aqui deve estar compressa, a respeito deste assunto, certo?
Claro, se o homem deixar, ou melhor não acelerar este processo. Bem vamos ao tema.

_______________________________

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já o Estado unido, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

A PAZ ARMADA
Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. 
Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros da OTAN: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia: URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

A CORRIDA ESPACIAL
EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.
A CAÇA AS BRUXAS
Os EUA lideraram uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "American way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.
Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

"A CORTINA DE FERRO"
Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra: URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro". 

OS PLANOS, MARSHALL E COMECON
As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

OS ENVOLVIMENTOS INDIRETOS
Guerra da Coréia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoísta ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

O FIM DA GUERRA FRIA
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

FILMES RECOMENDADOS  

TREZE DIAS QUE ABALARAM O MUNDO
Em outubro de 1962 um avião U-2, que fazia vigilância de rotina, tira fotos fotográficas que revelam que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Estas armas terão a capacidade de destruir em minutos a maior parte do leste e sul dos Estados Unidos quando ficarem operacionais. O presidente John F. Kennedy (Bruce Greenwood) e seus assessores têm de pôr um plano de ação contra os soviéticos. Kennedy está determinado em mostrar que ele é forte o bastante para resistir a ameaça e o Pentágono aconselha o exército dos Estados Unidos a contra-golpear, o que poderia levar a uma outra invasão norte-americana em Cuba. Entretanto, Kennedy está receoso em levar a cabo esta operação, pois uma invasão norte-americana poderia fazer com que os soviéticos partissem para a retaliação na Europa. Por treze dias o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido no salão oval na Casa Branca, pois a possibilidade de uma guerra nuclear era real e navios soviéticos rumavam para Cuba levando o material que faltava para terminar a plataforma de lançamento, que estava sendo construída em ritmo acelerado. Com a situação cada vez mais tensa, qualquer ato impensado poderia provocar um conflito armado de conseqüências atras.

A CIDADE PERDIDA

Havana, Cuba, 1958. A cidade é considerada a capital dos prazeres e diversões para muitos, enquanto que algumas pessoas estão descontentes com a ditadura de Fulgencio Batista (Juan Fernández). Fico Fellove (Andy Garcia) é o proprietário da elegante casa noturna El Trópico e tenta manter sua família unida, em meio à tomada da cidade pelas forças revolucionárias de Fidel Castro (Gonzalo Menendez) e Ernesto Che Guevara (Jsu Garcia). Alheio à situação do país está o escritor (Bill Murray), um expatriado americano que acompanha a situação de Fico e sua família em meio a tantas mudanças.



ESQUADRÃO HERÓICO
A guerra da Coréia (1950-1953) é considerada a verdadeira finalização da segunda guerra mundial. o norte, apoiado pela união soviética, ataca o sul, apoiado pelos estados unidos. a frota naval americana permanecia no pacífico desde 1945 para sedimentar a paz no oriente, e a nova esquadrilha de jatos de guerra americanos, chamados de the fighting lady, seria testada nesse conflito.esta é a verdadeira história do tenente howard thayer (van johnson), um dos heróis dessa campanha militar.






9º PELOTÃO

Em 1988 um grupo de 39 soldados soviéticos foi encurralado por 400 rebeldes afegãos e se tornaram heróis de uma guerra esquecida... Baseado na história verídica de um grupo de soldados soviéticos que participaram, nos anos 80, da invasão do Afeganistão. A sangrenta guerra entre soviéticos e mujahidin levou à morte milhares de soldados de ambos os lados. O filme mostra, através dos olhos do exausto Oficial Khokhol, a luta dos jovens soldados, que acreditando estar servindo ao país, morreram bravamente no topo de uma montanha conhecida pelo nome de "Cume 3234".




FOMOS HERÓIS
Em plena Guerra do Vietnã, o tenente-coronel Hal Moore (Mel Gibson) e mais 400 integrantes do exército norte-americano, todos da elite de combate, são cercados por 2000 soldados vietnamitas. A batalha que se segue a partir de então se torna uma das mais sangrentas da história militar norte-americana, fazendo com que posteriormente o lugar onde ela ocorreu seja conhecido como o Vale da Morte.








segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CONVITE PARA EXPOSIÇÃO

OLÁ PESSOAL,

ESTAS SÃO ALGUMAS FOTOS DA EXPOSIÇÃO NO SANTA CRUZ SHOPPING.

VISITEM, VCS VÃO GOSTAR.










KIT DO MÊS
Desta vez eu estou montando dois modelos que foram revolucionários para a história da aviação militar no final da Segunda Guerra, e que poderiam ter mudado o rumo da Guerra se tivessem entrado em serviço anteriormente.
O primeiro kit é do He 162 A-2 Salamander da DRAGON na escala 1:48. O kit além de ser de uma qualidade indiscutível no aspecto do plástico, encaixes, detalhes de interior do cockpit, trem de pouso e turbina, o kit possui ainda peças metálicas (photo-etched), e decais para três versões. A única falha encontrada no kit é a falta da Suástica na folha de decais. O primeiro vôo do protótipo do He 162 A-2 Salamander foi em 06 de dezembro de 1944 e alcançou quase 840 km por hora.




O segundo kit é do Me 163 S-1 “Habicht” também da DRAGON. O kit do Me 163 S-1 também é muito bom em relação ao interior do cockpit, em razão das duas folhas de photo-etched que proporcionam um detalhamento muito bom por conta dos cintos e partes do porão do trem de pouso. O kit trás duas figuras de pilotos, uma em pé e a outra para dentro do cockpit. A única falha deste kit é a mesmo do anterior, não possui a Suástica na folha de decais. 





As tintas usadas no interior ainda mais uma vez da Acrilex fosca, porém, para a fuselagem usei tintas da Humbrol e acabamento com verniz da Acrilex fosco e brilhante misturados na proporção de 60% (fosco) para 40% (brilhante).
Várias marcas de kits, tintas e materiais para modelistas poderão ser encontrados na www.hobbyonline.com.br

É só clicar no link ao lado.