sábado, 5 de fevereiro de 2011

COMO SURGIU

O Plastimodelismo surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, com dificuldade de identificação dos inimigos, os militares envolvidos no conflito necessitavam de miniaturas de certa qualidade para a confecção das maquetes para os ensaios e táticas de guerra. O desenvolvimento de materiais plásticos propiciou a criação de miniaturas com maior fidelidade. Com o final da guerra, os fabricantes de produtos utilizados para fins militares iniciaram a produção de vários modelos.
Os primeiros kits plástico foram desenvolvidos para comercialização junto ao público infantil, sendo muito parecidos com brinquedos, inclusive muitos deles oferecendo opções de motorização. Os fabricantes, em seguida, criaram modelos vendidos em partes a serem montadas como um novo tipo de quebra-cabeça. Logo os adultos começaram a transformá-los em algo mais sério e interessante, modelos estáticos e com melhor acabamento.
Os grandes fabricantes de kits surgiram inicialmente nos Estados Unidos após o final da guerra, mas somente no início dos anos 50 começou a produção de kits com injeção mais apurada.
Neste período havia muitas empresas no mercado americano, como AMT, Revell e outras de menor expressão. Com o tempo muitas desapareceram ou foram incorporadas pelas maiores. O Plastimodelismo também se desenvolveu em grande proporção na Europa e Oriente principalmente no Japão. Atualmente esses mercados dispõem de vários fabricantes com kits de excelente qualidade, alguns superiores aos produzidos nos EUA, como a Tamiya, a Hasegawa e a Trumpeter.
No Brasil, no final dos anos 50, Arno Kikoler, industrial brasileiro da então emergente indústria de plásticos, conheceu nos EUA um novo tipo de hobby que estava em franco crescimento, os tais kits plásticos para montar. Na época ele era dono de uma indústria de artefatos plásticos sediada no Rio de Janeiro, no bairro de Guadalupe. Entusiasmado pelo potencial econômico e cultural da atividade, conseguiu apoio da igualmente jovem Revell para produzir esses kits sob licença no Brasil. Em 1961 começaram a chegar às lojas os primeiros kits da Revell brasileira.
Nota: A Kikoler também fabricou alguns kits da marca Airfix, Matchbox e Heller, com a marca KIKO. A empresa fechou há mais ou menos 20 anos e hoje todos os kits de Plastimodelismo são importados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário